AMUGUE

Objetivo:

A AMUGUE – Associação de Mulheres Guerreiras foi criada por Ivanete Paixão, a Morena, mulher, trabalhadora, mãe de 5 filhos, sendo 4 biológicos e um adotivo, que tem dois filhos presos. A AMUGUE surgiu a partir do sofrimento dela, quando teve seu primeiro filho preso por tráfico. 

Morena, como é conhecida, não sabia como chegar a um presídio, tampouco emitir a carteirinha para visitar seu filho, uma vez que os presídios ficam a mais de 100 km de Petrópolis/RJ. A partir da sua dor, começou a ajudar outras mulheres que estavam passando pela mesma situação.
Hoje, a AMUGUE atende a diversos municípios do Estado, com prioridade de atendimento a Petrópolis e Região Serrana. Em 2017, foram cerca de 800 atendimentos presenciais, na sede da COMAC, onde o projeto é desenvolvido. Estes atendimentos consistem em auxiliar na documentação necessária para a expedição da carteira de visitante, localização do preso, orientação acerca da “sucata” e “custódia”, bem como vestimenta adequada para cada presídio/penitenciária.
O objetivo da AMUGUE é diminuir a dor da família, sobretudo da mulher, mãe, filha e filhos que têm um parente preso. Estes estão sob a tutela do Estado; e cumprem suas penas. Mas aqui fora, centenas de pessoas sofrem, muitas vezes, sem culpa do erro cometido pelo familiar. Atuamos também de forma preventiva junto aos filhos menores destes presos, matriculando-os em cursos de informática, dança, teatro, reforço escolar, judô, inglês, futebol e qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho como jovens aprendizes. Já para as mulheres, ofertamos curso de Costura e Informática para buscarem uma nova perspectiva de vida.
Fotos:

Parceiros

Logo COMAC

© 2024 COMAC. Todos os direitos reservados.