A COMAC – Escola Germano Valente contabiliza grandes prejuízos em função da ação de vândalos que depedram os vidros da sede da escola, localizada na Rua Sá Earp, 88 - Morin. Ao abrir a escola na manhã de hoje (terça-feira), o zelador foi surpreendido com quase dez vidros quebrados e os muros pichados.
Segundo a diretoria da COMAC, de fevereiro de 2009 até hoje foram diversos ataques, que geraram um prejuízo de quase R$ 2 mil reais, num total de mais de 40 vidros trocados. O caso já foi levado a Polícia Militar, mas até o momento, os ataques continuam acontecendo. Desta vez, em função de pagamento de décimo terceiro, despesas ordinárias de final de ano, obras na escola para receber os alunos para o ano letivo de 2010, a COMAC não tem verba repor os vidros.
Para solucionar o caso, é preciso colocar grades nas janelas, mas o custo é muito elevado. “São quase R$ 15 mil reais em telas, um valor que a COMAC não dispõe. E no mais, é um dinheiro que tiramos do investimento em projetos para reposição de vidros”, disse o presidente da COMAC, Claudio Silveira. A instituição solicitou doação do material a uma empresa de telas, mas ainda não obteve retorno.
A COMAC Escola Germano Valente, que hoje abriga aproximadamente 600 alunos entre eles crianças e adolescentes. Trabalha com vários Programas Sociais, dentre eles, com a Educação Infantil (Berçário, Creche e Pré-Escolar), que atende crianças de 06 meses a 06 anos de vida. É mantida com doações espontâneas da comunidade petropolitana e com o apoio da Prefeitura de Petrópolis. São 40 anos de existência fazendo obras sociais. Para os jovens em situação de risco social, ministra o Curso de Patrulheiros, que vai muito além do encaminhamento para o mercado de trabalho, na busca pelo primeiro emprego: neste curso, a COMAC forma cidadãos, capacita jovens para o mercado de trabalho e conhece de perto e realidade da família de cada aluno. “A COMAC não é minha, não é sua, é de Petrópolis. Não podemos permitir que atos como este continuem acontecendo em nossa cidade. Quem perde com isso, são os alunos, os pais, o município...”, concluiu Claudio Silveira.
Contato para doações: (24) 2242-2851 – COMAC