Petrópolis, 07 de outubro de 2011.
Sem Coordenador e Monitores COMAC pode cancelar o Mais Educação
A COMAC - Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis através da Escola Germano Valente participa do Programa Mais Educação, que é um projeto do Governo Federal para aumentar a oferta educativa nas escolas públicas tendo como prioridade aquelas que apresentaram baixo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Na Escola Germano Valente são 107 alunos contemplados, que estão regularmente matriculados do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e desenvolvem atividades de letramento, matemática, dança, pintura e recreação, em contra turno escolar. O programa conta com uma Coordenação Geral e com um monitor para cada atividade, por turma.
Há alguns meses, além de já resolverem as demandas da escola, que já não são poucas, por se tratar de um dos maiores pólos educacionais públicos de Petrópolis, os funcionários da escola e da instituição (COMAC) vem se desdobrando para monitorarem estes 107 alunos, uma vez que os monitores solicitaram o desligamento pelo baixo valor recebido. E esta semana, quem solicitou o desligamento foi a Coordenadora.
Como a manutenção do programa sem funcionários ficou insustentável, somada a falta de funcionários da escola para o Ensino Fundamental, foi procurada a Coordenadora da Secretaria de Educação do Programa Mais Educação, que informou que é impossível destacar outra coordenadora agora e que a escola terá que levar o programa até o final da forma que está. Que o programa não pode parar.
A Escola Germano Valente é conveniada a Prefeitura de Prefeitura, mas diversas decisões, como esta, que expõe diretamente a instituição e os alunos, são tomadas pela COMAC. A presidente da instituição Fernanda Ferreira, ao tomar conhecimento desta imposição da Coordenadora do Projeto, informou a Diretora da Escola, que cobre a Secretaria de Educação uma solução até a próxima semana, inclusive para os monitores. “Já estamos com carência de secretária escolar, professor da sala de recursos, de professor de ciências, de inspetores, de auxiliares de serviços gerais desde o início do ano e estamos nos virando para dar conta e agora mais esta. É um programa muito importante, mas sabemos que a verba está disponível para as contratações necessárias. Não consegui falar com o Secretário William Campos ontem porque ele estava em Brasília e sei que ele não tomou conhecimento desta decisão da Coordenadora, pois ele quer que o programa expanda e não que seja cancelado em nenhuma unidade escolar. Espero que não tenhamos que reunir os pais na próxima semana e informar que o Programa foi cancelado por falta de apoio da Prefeitura”, disse Fernanda Ferreira.