Petrópolis, 14 de abril de 2011.
Saudades do Amigo e Diretor da COMAC, Marin de Toledo Melquiades
Em janeiro de 1997 iniciei estágio na Assessoria de Comunicação da Prefeitura, na administração do então prefeito Leandro Sampaio. Foi quando conheci o polêmico jornalista Marin de Toledo Melquiades.
Naquela época, eu era estudante de Contabilidade e ia seguir a carreira. Estagiar com Eliane Maciel, Vitor Diniz e Marin Melquiades foi um aprendizado tão grande que troquei os números da contabilidade pelas letras do jornalismo, ingressei na Faculdade de Comunicação Social. Dos três jornalistas, Marin era o mais polêmico, o que mais cobrava, mas também o que mais me ensinava. Criamos uma grande amizade. As suas polêmicas eram fatos reais, que poucos enxergavam, mas que eram necessárias e logo se tornavam grandes acontecimentos. Marin me ensinou muito. Ensinou-me a arte de gostar de política e discutir os mais diferentes temas e vertentes, a polemizar quando necessário, até que todos entendessem o meu ponto de vista. Ponto de vista este que deveria sempre ser levado em frente, mesmo que não agradasse a todos.
Assumi a Presidência da COMAC e foi dele que recebi o primeiro telefonema e o primeiro e-mail de felicitações, colocando-se a disposição para o que fosse necessário. Acho que era um pouco de orgulho também, pois ele fez parte do meu crescimento profissional. Ano passado, quando diversos problemas internos aconteciam na COMAC, ele foi um super amigo, ouvindo-me, auxiliando-me e tronando-se Diretor da instituição. Poucos sabem, mas Marin era, além de tudo o que todos sabem, Diretor da COMAC e muito me ajudou administrativamente. Aconselhou-me... Foi um grande parceiro!
Marin Pescador... Nossa amizade foi além e até me ensinar a pescar ele me ensinou. A mim e a minha família. Pescamos em Três Vales, em Bemposta... Quantos aniversários do Jornal do Pescador... Quantas histórias! Quando o peixe fisgava minha isca e não prendia no anzol... Lá vinha ele com outra isca melhor para eu pegar o meu peixe!
Este é o Marin que vai ficar na minha memória. Este é o Sr. Marin que a COMAC e seus funcionários lembrarão. Receber a notícia da sua passagem foi doloroso, inacreditável. Mas tenho a certeza de que foi recebido pelos amigos no outro plano...
Saudades!
Fernanda Ferreira
COMAC
Presidente