Petrópolis, 12 de janeiro de 2011.
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA DIRETORIA NO EXERCÍCIO DE 2010.
1 - O que é a COMAC – Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis?
A visão de participação, cidadania e inclusão social são termos com os quais se depara cada vez mais nos meios de comunicação, através de palestras, seminários e até mesmo em conversas informais. Entretanto, estas palavras, definições e conceitos, necessitam de ações objetivas para que a sociedade as pratique em quaisquer circunstâncias. E foi pensando nisso, que há mais de 40 anos este sonho virou realidade: fundou-se a COMAC – Comissão Municipal de Atuação Comunitária, hoje uma das mais importantes e respeitadas instituições filantrópicas de Petrópolis.
Foi idealizada por Dr. GERMANO VALENTE, advogado e empresário, por acreditar ser possível criar uma escola na qual os alunos estudassem em horário integral, para atender a população que não tinha recursos para manter seus filhos em Escola Creche. Mais tarde, não satisfeito, achou também necessário dar assistência a jovens adolescentes, que, naquela época, acontecia a partir de 12 anos de idade, implantando com sucesso o curso de Patrulheirismo, hoje denominado Curso de Qualificação Profissional em Educação Básica de Auxiliar Administrativo, desenvolvido através de um programa do Desembargador Dr. Marinho da Costa Terra, que já havia criado e lançado este programa no interior do estado de São Paulo. O curso vem crescendo e expandindo suas ações, recebendo um grande reconhecimento da sociedade petropolitana. Hoje, a COMAC de Petrópolis atua em duas unidades distintas:
I – CAMP- Circulo dos Amigos do Menor Patrulheiro-Sede, está situado a Rua Visconde Souza Franco, 590, Centro, onde funciona sua sede administrativa. Atua também através do “Curso de Patrulheiros”, onde a cada semestre, são formados cerca de 90 Jovens Adolescentes, entre 15 e 16 anos de idade, em risco de vulnerabilidade social. É necessário que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, com a devida comprovação de freqüência escolar mensal. Estes jovens são treinados, avaliados e encaminhados para as empresas, com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho. O Curso de Patrulheiros tem Qualificação Profissional, com uma equipe pedagógica e educacional especializada em treinamentos com reforço de língua portuguesa e matemática, noções de técnicas comerciais, contábeis e bancárias, orientação sexual, básico de informática, primeiros socorros, educação física, formação de ética, cidadania e civismo, noções de Legislação Trabalhista e a elaboração de um jornal interno. Com formação técnica metódica para aprendizes e auxiliares administrativos, o curso inclui também palestras, visitas a espaços culturais e às repartições publicas e empresas privadas da cidade. Depois de formados são encaminhados para aprendizado e/ou estágios nas empresas de Petrópolis. A COMAC atua como Agente de Integração, estando devidamente cadastrada junto ao Ministério do Trabalho e Emprego para atuar no Projeto Jovem Aprendiz, com um grande e importante diferencial: uma equipe pedagógica que faz o acompanhamento e atua como mediador entre os Aprendizes, as Empresas e a Entidade de Educação Profissional. Para atender a grande demanda das empresas.
II - ESCOLA GERMANO VALENTE, filial situada na Rua Dr. Sá Earp, 88, Morin, onde atende a cerca de mil crianças e jovens, atuando desde a Educação Infantil (berçário, creche e pré-escolar), Ensino Fundamental (completo) e Ensino especial para Alunos com Dificuldades de Aprendizagem (currículo municipal). Mantêm atividades manuais e programas sociais, além de assistência médica e odontológica.
Destaca-se ainda o projeto A Colher, que iniciou em maio, após aprovação e liberação de verbas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O A Colher é uma Escola de Pais, com o objetivo de resgatar os valores das famílias, o amor e o afeto entre pais e filhos, para contribuir para a redução do “choque” entre as gerações. O primeiro passo foi dado: a Escola para Pais atende aos responsáveis pelos alunos matriculados no Curso de Patrulheiros, mas o desejo é que seja expandido para a Escola Germano Valente, na qual atenderá cerca de mil famílias.
Não é somente com crianças, jovens e adultos que a COMAC desenvolve projetos: ministra aula de informática para a Terceira Idade – COMAC - Conectando a Melhor Idade – objetivando servir como terapia ocupacional e não como aprendizagem de programas e afins. E partir daí, desenvolver oficinas de Ponto Cruz, Bordados, dentre outras aptidões presente nestas pessoas, que muitas vezes são desprezadas e desrespeitadas. Algumas atividades da Terceira Idade serão desenvolvidas em conjunto com os alunos do Curso de Patrulheiros e do próprio Projeto Crer Ser.
Todos os projetos que estão em execução são mantidos através de doações da comunidade petropolitana, que conhece e confia no trabalho desenvolvido pela COMAC ao longo de mais de 40 anos. São doações financeiras, de equipamentos e de trabalho voluntário.
A COMAC funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e está de portas abertas a todos que queiram comprovar a veracidade das informações acima prestadas e a todos que queiram conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela instituição. Participe dos projetos sociais da COMAC e seja também o responsável pela diminuição progressiva do número de pessoas que ainda se encontram em EXCLUSÃO SOCIAL.
2 – Em quais órgãos públicos a COMAC está inscrita?
CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social
CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social
CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
CMPI – Conselho Municipal da Pessoa Idosa – em fase de inscrição
3 – Títulos de Utilidade Pública:
A COMAC possui Títulos de Utilidade Pública nas três esferas: Federal, Estadual e Municipal.
4 – Atividades Desenvolvidas na Matriz – Exercício 2010:
Na sede a COMAC é realizada a administração geral de toda a instituição, bem como os projetos sociais e funcionários.
Um dos projetos sociais mais antigos mantidos pela COMAC é o Curso de Patrulheiros, que é um programa sócio pedagógico, sem fins econômicos, que tem como base promover a criação quantitativa e qualitativa de oportunidades para acesso ao mercado de trabalho, contribuindo na formação de cidadãos em prol da promoção social. Conta com um espaço físico apto para atender aproximadamente 200 adolescentes por ano. O projeto tem como base da sua criação a educação e a capacitação dos jovens atendidos pelo mesmo. Como Instituição de Ensino Profissionalizante, possibilita ao adolescente adquirir instrumentos que facilitarão a sua qualificação profissional. É destinado aos adolescentes petropolitanos de ambos os sexos, na faixa etária de 15 anos e meio a 17 anos, estudantes do Ensino Médio Regular.
No que tange o cunho social, destaca-se uma das principais dificuldades que os adolescentes socialmente em risco encontram hoje para inserção no âmbito profissional é a forma em que as empresas distribuem os seus postos de trabalho, sempre aptos em receber pessoas com experiências anteriores. A experiência profissional só é adquirida através da capacitação, de treinamento especifico e da oportunidade. O ensino regular brasileiro foca o conhecimento didático pedagógico de uma forma abrangente, formando pessoas com conhecimento básico, ao invés de profissionais adequados as exigências de uma nova sociedade. Os adolescentes estão vulneráveis a falta de referencia familiar, a informações e a facilidades que a sociedade proporciona através da mídia, da internet e dos contatos sociais - ferramentas importantes para a formação, muitas vezes não utilizadas de forma positiva. Assim tem como objetivo trazer como resposta aos problemas que os adolescentes vivenciam, a prestação de assistência, de forma gratuita, sem qualquer distinção de raça ou sexo, propondo-se a educá-los e ampará-los através do desenvolvimento, profissionalização, consciência critica, cidadania, auto conhecimento e cultura especializada, com treinamento qualificado destinado ao campo de trabalho, proporcionando assim, a redução do risco pessoal e social. Destacam-se ainda, os objetivos específicos do Curso de Patrulheiros: Contribuir para a formação enquanto cidadãos éticos, críticos, conscientes da realidade do seu papel, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária; Inseri-lo no mercado de trabalho, desenvolvendo-o para área administrativa; Despertar o interesse para a escolha e conhecimento profissional, assim como prepará-lo para o ingresso no mercado de trabalho; Proporcionar atividades para a construção de competências necessárias para o seu trabalho; Conscientizá-lo através do conhecimento dos seus direitos e deveres em local de trabalho, para a melhoria do mesmo, assim como, para uma boa qualidade de vida; Informar os seus direitos e deveres em relação a Lei do Estágio; Mostrar as diversas profissões trabalhando suas perspectivas profissionais, escolhas e planejamento de vida; Contribuir para que estabeleça relações saudáveis resultando no bem estar pessoal, social e profissional; Mostrar a importância da linguagem digital e tecnologias utilizadas no mercado de trabalho; Estimular a elevação do nível de escolaridade e pelo constante aperfeiçoamento profissional, desenvolvendo o estudo dos principais aspectos da Língua Portuguesa e Matemática, estimulando-os a leitura, a escrita, o raciocínio lógico, contribuindo para a organização de suas idéias; Desenvolver a comunicação nas suas diversas formas de linguagem direcionadas ao mercado de trabalho; Discutir habilidades essências para a integração ao ambiente corporativo, transformando-as em competências para a flexibilidade nas relações interpessoais; Levar a analise no processo de se auto-organizar nas diversas atividades profissionais; Conscientizar os malefícios provocados na vida pessoal, profissional e na sociedade, em relação a saúde física, emocional e moral; Encaminhar para estágio os adolescentes que concluírem com aproveitamento o curso, visando sempre sua contratação posterior pela empresa.
Em 2010, a COMAC formou cerca de 200 jovens, cujos cerca de 80% encontram-se estagiando em importantes e tradicionais empresas de Petrópolis, com grande possibilidade de contratação, sendo assim, a COMAC tem o fundamental papel no futuro profissional dos jovens atendidos por este projeto.
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Outro importante projeto desenvolvido no primeiro semestre de 2010 foi o Acolher, mantido – financeiramente – através do FUNCRIA – Fundo da Criança e do Adolescente, que é o fundo financeiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O Acolher teve por objetivo fortalecer e valorizar grupos familiares, apoiando para que possam exercer sua função social, através das competências familiares que são os conhecimentos, saberes e habilidades somadas à efetividade, atitudes e práticas das famílias. O projeto surgiu da necessidade de ajustar o relacionamento entre os adolescentes do Curso de Patrulheiros ( Que tem como objetivo a inserção social de jovens adolescentes para o mercado de trabalho) e as suas famílias. Aliado a “turbulenta” fase da adolescência, os jovens que participam do Programa de Patrulheirismo no CAMP/COMAC, onde recebem treinamento e encaminhamento para estágios remunerados, em que, com não raras exceções, se tornam mantenedores de suas famílias, gerando assim, inversões de valores em que a autoridade e hierarquia familiar são questionadas. Com este projeto pretende-se “fortalecer e valorizar este grupo familiar apoiando para que possa exercer sua função social, através das competências familiares” que são os conhecimentos, saberes e habilidades somadas à afetividade, a atitudes e práticas das famílias que facilitam e promovem a sobrevivência, o desenvolvimento, a proteção e a participação das crianças. .A proposta do Projeto A Colher, foi lançada em reunião de pais, que faz parte da rotina do Curso de Patrulheiros, a resposta veio imediata, grande foi o interesse e, logo se dispuseram a participar dos encontros com troca de experiências. O desafio foi grande! É na família que, independente de sua configuração, se aprende e incorpora valores éticos – e onde são vivenciadas experiências afetivas, representações, juízos e expectativas. Futuramente, planejamos incluir no Projeto A Colher os jovens Patrulheiros que já formaram suas famílias com seus próprios filhos, orientando-os no enfrentamento desta responsabilidade que, precocemente os leva a amadurecer, mostrando que à família compete enquanto direito e dever, o papel de cuidar, proteger e educar os filhos. Gerar um contexto de acolhimento, que favoreça a quebra de resistência e permita o apoio sócio educativo aos pais no desempenho de seus papéis, através do fortalecimento das competências familiares foi o principal objetivo do projeto, além de promover mudança de atitudes e comportamentos, oferecendo aos pais orientação para um bom inter-relacionamento, boa convivência e geração de um melhor nível de renda, pelo desenvolvimento de suas capacidades, de criatividade, de produtividade e de liderança.
O resultado do projeto foi significativo com a participação da família, sendo possível conscientizar a família a exercer adequadamente sua função social, e suas reais competências, e que o cuidar e o educar é futuro e o futuro não pode ser conseqüência do acaso. Para que cada família eleve sua colaboração para o amanhã ao esforçar-se em ajudar seus filhos a serem pessoas livres e responsáveis.
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A COMAC tem por tradição os projetos sociais desenvolvidos com crianças e jovens, mas a nova Diretoria foi além e acolheu também os idosos, através do projeto COMAC Amiga da Melhor Idade, que foi lançado em julho, tendo como primeira oficina o Curso Livre de Informática.
O objetivo principal do projeto é que a instituição seja um local onde os idosos exerçam diversas atividades que os possibilite ver e viver a vida de uma nova forma, com a consciência de que é hora de reservar um tempo para pensar em si próprio, para viver de forma plena, ativa, saudável e independente. Por se tratar de um projeto social, serão necessários voluntários para a realização de atividades como alongamento, artesanato, dança de salão, fisioterapia, aulas de canto, dentre outras. Nesta Oficina de Informática, os alunos são capacitados para utilizar o computador nas suas principais funções, como ligar e desligar, editar textos, enviar e receber e-mails, utilizar recursos de mensagens instantâneas, dentre outros. O curso não tem por finalidade capacitar os idosos para o mercado de trabalho, mas sim minimizar o choque entre gerações, uma vez que muitos já são avós e até bisavós e os netos ou bisnetos utilizam linguagem que eles desconhecem, deixando-os, muitas vezes, excluídos das conversas familiares. A primeira turma foi formada por 20 idosos, cujas inscrições foram realizadas através do programa da Rádio Imperial, “Oi Gente”, da radialista e coordenadora do Projeto Maturidade, Silvana Coelho. A oficina tem uma linguagem diferenciada, com ritmo de aprendizagem tranqüilo, conteúdo simples e adequado para esse público.
O projeto de inclusão digital de idosos proporciona outros benefícios, sendo uma importante terapia ocupacional, que motiva e melhora, inclusive, a saúde, a socialização e o torna mais independente para usar a Internet, fazer pesquisas, buscar receitas, ler jornais online. É uma forma de inserir a terceira idade na sociedade, levá-la a participar das novas tecnologias. A Oficina de Informática terá duração de três meses e utilizará uma apostila desenvolvida pela própria COMAC.
E ainda, contando com parceiros, a COMAC e o Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes, projeto SUDERJ Rio 2016, ofereceu ginástica laboral para as pessoas da Terceira Idade.
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Sem perder o foco na qualificação profissional, a COMAC firmou importante parceria com o Governo do Estado, Secretaria de Trabalho e Renda e com o SINE Petrópolis, através da qual, cedeu espaço para os cursos de vitrinista e de estoquista.
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O Projeto Crer Ser firmou-se como o único projeto social de capacitação profissional para jovens deficientes – paralisia cerebral leve e moderada. Investimentos financeiros foram necessários, tanto em pessoal, quanto em equipamentos e mobiliário. Num momento que o mundo fala e se organiza para a inclusão de pessoas com deficiência e as cidades, aos poucos, são planejadas de acordo com a tão sonhada acessibilidade, a equipe de profissionais da COMAC decidiu ir além e mais do que falar, resolveu agir em favor da inclusão social, sendo este um dos principais valores que norteiam a instituição. E esta equipe ousou: criou o primeiro projeto petropolitano parapreparar profissionalmente deficientes, dando subsídios à descobertas de suas habilidades, ação que é inerente aos seres vivos, independente da deficiência apresentada. O trabalho desenvolvido é apresentado às empresas de forma que contratem os deficientes não por uma impetração legal, mas sim pelas qualidades profissionais destes jovens, que recebem acompanhamento psicológico e fonoaudiológico, participando ativamente de inúmeras atividades físicas (como foco na repetitividade, motricidade, disciplina e principalmente no trabalho em equipe), apoio especializado educacional em sala de recursos, reforço pedagógico, oficinas de padaria e artesanato, aulas de informática, dentre outras atividades complementares pertinentes ao público alvo atendido, além de fornecer almoço e lanche.
Após alguns meses de atividades do projeto, a equipe foi adequando as atividades iniciais as reais necessidades de cada participante do Crer Ser. Notou-se, que não bastava atender o deficiente, quando, muitas vezes, o problema, a falta de independência e de iniciativa partiam da própria família. Novamente, a equipe ousou e abraçou pais e mães, oferecendo atividades ocupacionais, através de terapias e oficinas, com objetivo de reduzir as diferenças a partir da própria casa do deficiente, instruindo-os, através das atividades, sobre a importância de colocar-se no lugar do outro para aceitar as suas atitudes, tanto pais quanto filhos, além de resgatar os valores essenciais a boa convivência familiar, enaltecendo o amor, o carinho e o respeito mútuos. Inicialmente, o projeto era realizado na sede da Escola Germano Valente, mas após acompanhamento minucioso de cada caso e os avanços obtidos em tão pouco tempo, a coordenação entendeu que o contato em intervalos e nos corredores da escola com os alunos (crianças) estava causando uma confusão de entendimentos de parte do que fora ensinado no projeto, uma vez que, prioritariamente, trabalha-se a capacitação de jovens para o mercado trabalho, devendo-se levar em consideração que a idade cronológica não corresponde a idade cognitiva, de forma que por muitas vezes foi preciso repetir atividades para que os remetessem novamente à suas reais idade. Assim, transferiu-se o Crer Ser para a sede da COMAC, onde são desenvolvidos projetos para jovens, também com a capacitação para o ingresso no mercado de trabalho, na busca pelo primeiro emprego, sendo este um dos principais diferencias dos estagiários oferecidos pela instituição, conhecidos como “Patrulheiros”. E, novamente, trabalhar-se-á a inclusão, com algumas atividades – esportivas ou ocupacionais – que serão desenvolvidas em conjunto - jovens do Crer Ser com os alunos do Curso de Patrulheiros, para que as diferenças sejam aceitas e o preconceito seja somente algo do passado. Hoje, todo o projeto, que atende a 15 jovens, em meio período, é mantido pela COMAC, através dos doadores, que se sensibilizam pelas ações da instituição. Muito foi feito, mas as possibilidades são muitas, as oficinas, os atendimentos especializados podem ultrapassar os limites até mesmo desta propositura, mas em todos os casos há um elevado custo financeiro, de forma que estes avanços precisam fazer parte do futuro.
A implantação de atividades de crescimento, descobertas, independência e autocontrole, para a garantia de um alcance das metas planejadas com envolvimento da família e da sociedade em geral, é o grande desafio dos audaciosos projetos, como o Crer Ser, uma vez que os cadeirantes, deficientes visuais e auditivos, são, cada um com a sua devida importância, as deficiências mais focadas tanto em projetos quanto na própria mídia, de forma que as políticas públicas voltadas às deficiências mentais ainda são poucas. Assim, a COMAC, dando a sua contribuição para que os P.C’s, D.M.+ Sindrômicos, T.D.A, como por exemplo, desenvolvam uma autonomia gerencial à própria vida, objetivando o mercado de trabalho, sem que atitudes essenciais, como os autocuidados, fiquem em segundo plano, busca, a cada dia, condições financeiras e profissionais gabaritados para que o Crer Ser seja referencia em todo o estado do Rio de Janeiro.
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No âmbito administrativo, reformulou a equipe, passou a ocupar o terceiro andar da sede, cancelou contrato de terceirização de Telemarketing, para que mais recursos fossem investidos na instituição. Realizou obras para receber os projetos sociais que iniciaram em 2010 e tantos outros que iniciarão em 2011.
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4 – Atividades Desenvolvidas na Filial – Escola Germano Valente – Exercício 2010:
O ano de 2010 foi um ano de grandes mudanças para a Escola Germano Valente. Mudanças estas que só beneficiarão os alunos e suas respectivas famílias. Foram realizadas diversas reformas, totalizando um investimento médio de R$ 90 mil reais. Obras estas que estão sendo custeadas através das doações recebidas dos petropolitanos através do telemarketing. As obras contemplam toda a escola, priorizando a Educação Infantil, que foi toda modernizada, com a substituição de móveis adaptados para a idade das crianças. O berçário também foi todo reformado. Com estas obras, a COMAC – Escola Germano Valente poderá atender a um numero maior de crianças, através do convenio com a Prefeitura de Petrópolis. As obras eram necessárias para dar vida à escola, que possui um amplo espaço físico e oferecia pouca segurança, principalmente às crianças da Educação Infantil. Com estas obras, criamos a Sala de Música, abrimos a Biblioteca e o Laboratório de Informática aos alunos (em período integral), além da Brinquedoteca para atender às crianças.
A grande mudança na COMAC está direcionada à Escola Germano Valente, que conta com uma eficiente e capacitada Equipe Gestora, tendo a na Direção Geral a professora Sônia Damico e como Adjuntas as professoras Lucimere Carvalho e Angela Justen.
Melhorias físicas na Escola Germano Valente:
Como era
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Como ficou e como está ficando
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Muros da Escola – precisando de conservação e pintura.
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Pintados na parte debaixo e previsão para término dentro dos próximos dias.
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Grades – em altura que colocavam em risco a segurança dos alunos e os expunham a terceiros na parte externa da escola.
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Foram fechadas com chapas de alumínio até a altura que não permitam aos alunos o contato com o lado externo.
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Acesso à Escola – O portão ficava localizado longe do olhar da Secretaria, assim, as pessoas entravam e saiam sem que fossem vistas colocando em risco de segurança nossas crianças.
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Foi colocada fechadura elétrica, com acionamento somente pelos Inspetores de Disciplina, para garantir mais segurança e maior controle das pessoas que entram na escola.
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Vidros – Quebrados por vândalos há cerca de seis meses.
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Foram recolocados para que os alunos não ficassem na friagem e não desse a impressão de abandono à escola.
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Recepção – Aberta sem controle de entrada e saída. Pintura sem a “vida” necessária à uma escola.
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Pintada em cores que, logo ao entrar na escola, remetem a todos aos padrões das escolas particulares, com identificação, crachás e fazendo com que este primeiro contato com a escola seja agradável a todos, mas principalmente aos alunos. Colocação de porta interna de acesso, com controle, para proibir a entrada de pessoas estranhas.
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Corredores – Eram escuros e precisando de pintura.
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Foram pintados em cores em tons “alegres” e instaladas mais iluminação, para que possamos receber alunos com deficiência de baixa visão.
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Secretaria – Sem divisão de setores.
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Foi divida para que as equipes de Direção, Pedagógica e Educacional possam trabalhar com mais segurança, uma vez que tratamos de assuntos pessoais de cada aluno a todo momento.
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Berçário e Educação Infantil – Nos primeiro, segundo e terceiro andares. Dificultando o controle dos alunos.
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Centralizado todo no terceiro andar que, praticamente estava desativado, sendo utilizado para guardados, portas trancadas e afins. Amplas e modernas salas de aula, brinquedoteca, quarto de dormir, fraldário, sala de TV, cozinha, estoque de alimentos, berçário mais aconchegante. Obras para melhorar o trabalho dos funcionários e o serviço prestado aos alunos.
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Biblioteca – Localizada no terceiro andar, trancada, com livros ainda sem uso.
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Transferida para o segundo andar, fica aberta das 7h às 17h, acessível a todos os alunos, que passaram a freqüenta-la em horários de aula vagos e em atividades contra turno. Mais de 500 livros já foram emprestados em menos de 45 dias.
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Laboratório de Informática – localizado no terceiro andar, trancado, sem que os alunos pudessem utilizar esta importante ferramenta de pesquisa.
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Transferido para o segundo andar, fica aberta das 7h às 17h, acessível a todos os alunos, que passaram a freqüenta-lo em horários de aula vagos e em atividades contra turno.
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Sala de Música – Não existia
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Foi criada uma ampla Sala de Musica para atividades em contra turno com os alunos.
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Sala de Exposições – Não existia
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Foi criada para que sejam criados hábitos culturais aos alunos e aos pais. Será inaugurada em novembro, com homenagem à Raquel de Queiroz. Você será nosso convidado de honra.
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Melhorias pedagógicas e disciplinares:
- Dentro da escola é proibida a utilização de brincos (meninos e rapazes), pircing, roupas curtas ou decotadas, bonés, toucas ou similares, além de celulares, câmeras fotográficas e equipamentos sonoros;
- Horários de entrada e saída rigorosamente cumpridos pelos alunos;
- Proibição de permanência nas cercanias da escola fora do horário de aula;
- Intervalos entre aulas ou eventual falta de professores são compostos por atividades na Biblioteca ou no Laboratório de Informática, de forma que os alunos não sejam liberados antes do horários escolar normal, tranqüilizando assim, aos pais e responsáveis;
- Criação do Espaço Cultura Win Van Dijk, destinado a exposição de artistas petropolitanos e convidados. Será inaugurado ainda em outubro, com a comemoração do Centenário de Raquel de Queiroz;
- Aulas de Música com a professora – voluntária Monique Grazinolli;
- Realização do Auto de Natal com os alunos do Projeto Crer Ser (capacitação de deficientes intelectuais para o mercado de trabalho)
- Criação da Banda Musical para apresentações festivas, eventos oficiais e datas cívicas, em parceria com o Comandante Charles;
- Aulas de DJ para os alunos (profissão que acabara de ser regulamentada);
- Aulas de Judô;
- Aulas de Artesanato;
- Aulas de Futsal, em parceria com o Governo do Estado – SUDERJ 2016;
- Realização de Feira de Livros no mês de novembro, em parceria com a Livraria de A a Z, com exemplares a R$ 1,00 e com contadores de histórias;
- Abertura do Bazar para a arrecadação de verba para a realização do Natal das Crianças;
- Parceria com o Instituto de Capacitação Profissional, através da qual são realizados cursos gratuitos de Gerente de Loja, Vitrinista, Costureira, Cortador, Modelista, Eletricista Predial, Estoquista, Analista de Custos, dentre outros. São cursos gratuitos, com preferência de inscrição para os pais e parentes dos alunos da Escola Germano Valente;
4 – Conclusão das Atividades Desenvolvidas pela COMAC – Exercício 2010:
Expostos os projetos e avanços acima, pode-se concluir que a COMAC nunca avançou tanto como em 2010. Foi em 2010 que a instituição começou a mostrar a toda a população qual é sua proposta social e muito além, por ser uma associação, tornou transparente as atividades desenvolvidas, o dinheiro e as verbas recebidas.
No âmbito social, foi grande parceira do município, assistindo e atendendo a cerca de mil famílias, em sua maioria, em grande risco social.
Fernanda Ferreira
COMAC – Escola Germano Valente
Presidente