Lei
De
Cotas
Para
Deficientes
Completa
20
Anos
Sem
Muito
A
Comemorar

 Petrópolis, 01 de agosto de 2011.

 

Lei de cotas para Deficientes completa 20 anos sem muito a comemorar

 

 

A COMAC – Comissão Municipal de Assistência Comunitária de Petrópolis é a única instituição de Petrópolis que desenvolve projeto de capacitação profissional para pessoas com deficiência. O Projeto Crer Ser é desenvolvido desde 2009, mas foi em 2010 que conseguiu mostrar o objetivo da sua existência, capacitando jovens e adultos para o mercado de trabalho. A prioridade é dar dignidade e autonomia aos deficientes, com paralisia cerebral leve e moderada, que não conseguem acompanhar a grade curricular das escolas, ocasionando assim, repetências constantes, com a conseqüente elevação da baixa estima.

 

Com dificuldade de aceitação dos deficientes por parte das empresas, a Lei de Cotas completa 20 anos sem muito sucesso. “As pessoas duvidam da capacidade dos deficientes, mas ao menos lhe dão a oportunidade de mostrar suas habilidades”, disse Amanda Moraes, Coordenadora dos Projetos de Inclusão da COMAC. A falta de uma fiscalização  mais efetiva do Ministério do Trabalho proporciona às empresas mais facilidade para deixar de cumprir a Lei.

 

Todas as empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a contratar pessoas com deficiência para o seu quadro de funcionários, mas em Petrópolis ainda há muitas que não contratam ou que direcionam os deficientes para funções muito aquém da capacidade deles ou funções sem muita importância para a empresa. “Cada um de nós temos nossas limitações e com os deficientes não é diferente. As empresas precisam acreditar na inteligência e capacidade dos deficientes”, concluiu a Coordenadora.

Parceiros

Logo COMAC

© 2025 COMAC. Todos os direitos reservados.