I
Semana
COMAC
De
Combate
Ao
Abuso
E
à
Exploração
Sexual
Contra
Crianças
E
Adolescentes
Em celebração ao Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os alunos do Curso de Patrulheiros e do programa Jovem Aprendiz da COMAC de Petrópolis iniciam nesta sexta-feira (12/05) as atividades referentes a I Semana COMAC de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ao longo da semana diversas atividades serão desenvolvidas para sensibilizar os jovens e a população petropolitana acerca deste tema tão importante que, somente neste início de 2017, aqui em Petrópolis já levou duas crianças à morte e pessoas presas por serem abusadores ou facilitarem o crime.
 
Desde 2010, a COMAC vem realizando atividades através da Lei Federal nº 9.970 que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil. Aqui em Petrópolis, em 2014, sociedade civil e governo, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lançaram e desenvolveram a Campanha Tenha Atitude, que possibilitou diversos avanços no Município, dentre eles, um diagnóstico de faixa etária, onde residem e quantitativo de crianças ou adolescentes que sofreram abuso e denunciaram; divulgação do Disque 100, canal gratuito de denúncia; e um fluxograma para a escuta qualificada das vítimas pelos profissionais do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, para que a criança ou adolescente vítima de violência sexual não seja revitimizado. A COMAC atua nesta Campanha desde a sua elaboração e este ano realiza a I Semana COMAC de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes para que os alunos da instituição possam também estar atentos a estas situações e denunciar.
 
As atividades contemplam exibição de filmes, rodas e conversa e panfletagem em duas lojas do Supermercados Bramil, parceiro da COMAC nesta atividade: Itamarati e Itaipava. Esta divulgação ocorrerá no dia 18 de maio, das 13 às 17h, e será realizada pelos alunos do Curso de Patrulheiros – Turma 90ª A e B. Além das atividades desta semana, um grupo de quatro alunos está realizando, como atividade de conclusão de curso, uma pesquisa sobre o tema, conversando com autoridades do Município e levantando dados para que sejam apresentados aos demais alunos.
 
Parceira do Programa Estadual SOS Crianças Desaparecidas, a COMAC realizou, em março, atividades alusivas a Semana Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida. Nesta atividade, os alunos do Curso de Patrulheiros identificaram, através de pesquisas, que um dos grandes problemas de desaparecimento de jovens refere-se às crianças e adolescentes do sexo feminino e que a internet, os maus tratos e os conflitos familiares são hoje as maiores causas dos desaparecimentos. 

Parceiros

Logo COMAC

© 2025 COMAC. Todos os direitos reservados.