GRADES
DA
COMAC
/
ESCOLA
GERMANO
VALENTE
SÃO
AUTORIZADAS
PELO
PREFEITO
PAULO
MUSTRANGI

 Petrópolis, 26 de janeiro de 2012

 

GRADES DA COMAC / ESCOLA GERMANO VALENTE SÃO AUTORIZADAS PELO PREFEITO PAULO MUSTRANGI

 

Depois de diversos ataques de vândalos à Escola Germano Valente ao longo dos últimos anos, mais especificamente de 2010 e 2011, que resultaram num prejuízo financeiro para a COMAC, muitos vidros quebrados, exposição dos alunos e funcionários a sensação de insegurança, o Prefeito Paulo Mustrangi autorizou a colocação das grades na escola.

 

Para os funcionários, já era rotina chegar às segundas-feiras para trabalhar e encontrar a escola depedrada. Os funcionários trabalhavam em constante situação de insegurança, principalmente à noite, porque a rua é deserta e mal iluminada, o que com os vidros quebrados e sem grades, facilitava a ação de ladrões. Fora o medo do prejuízo material, a grande preocupação da Direção da Comac era com os alunos, uma vez que já houve um caso em 2010 de um aluno da classe especial que tentou se jogar da janela do segundo andar, sendo impedido pela ação eficaz do Corpo de Bombeiros. Por diversas vezes a Escola Germano Valente teve que suspender as aulas das turmas que utilizavam as salas atingidas, pois sem os vidros, a cerração e o frio entravam pelas janelas, o que podia ocasionar problemas de saúde às crianças.

 

Hoje (26), após muitos pedidos sem retorno junto a Secretaria de Educação, as grades e os vidros começam a ser colocados devido a uma autorização do Prefeito Paulo Mustrangi. Os alunos, ao retornarem das férias já encontrarão a escola segura, o que tranqüilizará os pais. “Foi muito difícil este entendimento com a Prefeitura. Todos os Secretários de Educação que ocuparam a pasta tinham conhecimento do perigo que a falta das grades representavam, mas nada fizeram. Chega um momento que a nossa paciência esgota, como foi em dezembro. Cansamos de ver a Comac sendo colocada de lado por alguns integrantes do Governo e tendo que se humilhar para conseguir benefícios para as crianças. Tudo isso sem o conhecimento do Prefeito. Alguns Secretários, como o Anderson, o Peixoto e o Gilson tentaram nos ajudar. Protocolamos diversos ofícios para serem entregues ao Prefeito, mas tenho certeza de que nenhum chegou às suas mãos. Só consegui resolver esta situação das grades após falar pessoalmente com o Prefeito Paulo Mustrangi num evento, que imediatamente determinou a solução do assunto à Secretaria de Educação, sensibilizado pelas nossas crianças. E para falar com ele, até atrás de árvore na sede Prefeitura tive que me esconder, pois alguns de seus assessores vetam a aproximação da Comac com o Prefeito. A nossa instituição faz tanto pela cidade, são quase 2 mil famílias atendidas. Graças a Deus consegui falar com o Prefeito e expor esta situação. O que a Comac e eu enquanto Presidente tenho a fazer é agradecer imensamente e unicamente ao Prefeito Paulo Mustrangi pelo apoio que ele dá à Comac. Queremos até inaugurar as grades, porque somente minha equipe, os pais de nossos alunos e nossas crianças sabem o que passamos sem vidros e sem grades em nossa escola” desabafou Fernanda Ferreira, Presidente da Comac.

 

A COMAC, através da Escola Germano Valente, que é conveniada a Prefeitura, hoje atende a aproximadamente 1.000 alunos, entre crianças e adolescentes. Trabalha com vários Projetos Sociais, dentre eles o Projeto Crer Ser, único projeto de qualificação profissional para pessoas com deficiência mental em Petrópolis. Os projetos sociais são mantidos com doações espontâneas da comunidade petropolitana. São 40 anos de existência. Para os jovens em situação de risco social, ministra o Curso de Patrulheiros e o Projeto Jovem Aprendiz, que vai muito além do encaminhamento para o mercado de trabalho, na busca pelo primeiro emprego: nestes cursos, a COMAC forma cidadãos, capacita jovens para o mercado de trabalho e conhece de perto e realidade da família de cada aluno. 

Parceiros

Logo COMAC

© 2025 COMAC. Todos os direitos reservados.