Petrópolis, 27 de maio de 2011.
Em menos de uma semana dois atos de vandalismos na COMAC – Escola Germano Valente
A COMAC – Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis foi atacada por vândalos duas vezes, em menos de uma semana. A Escola Germano Valente teve os vidros da fachada novamente depedrados. Na noite de domingo para segunda ao abrir a escola o inspetor Jaime Oliveira, constatou o ato de vandalismo e hoje, sexta-feira, o ato se repetiu e a escola amanheceu com vidros quebrados.
“É uma constante sensação de insegurança. Já não sabemos mais se ao chegarmos para abrir a escola teremos vidros depedrados ou objetos de uso dos alunos, como computadores, roubados. Após o ocorrido na segunda-feira, o Secretário William Campos já se mostrou solidário e preocupado com a situação da escola. Agora, com o problema ocorrido pela segunda vez, vou solicitar uma reunião com ele para sanarmos esta questão”, disse Fernanda Ferreira, Presidente da COMAC.
A Escola Germano Valente terá que suspender as aulas da turma que utiliza a sala atingida, pois sem os vidros, a cerração e o frio entram pelas janelas, o que pode ocasionar problemas de saúde às crianças. “O que muito me entristece com este ato, é que estes vândalos não estão prejudicando a uma ou duas pessoas, mas sim a uma escola inteira, são mais de mil alunos, dentre escola e projetos sociais e todos se entristecem, pois não querem ver a sua escola feia e sendo alvo de vândalos”, disse Sonia Damico, Diretora Geral da Escola. “Já ficamos na expectativa ao abrir a escola: será que depedraram mais alguma coisa?”, concluiu.
Para solucionar o caso, é preciso colocar grades nas janelas. O custo estimado é de R$ 15 mil reais, valor que a COMAC não dispõe. Oficiaremos a Polícia Militar para que inclua a rua da escola, mais conhecida como Rua do Trem, no trajeto do grupamento de apoio ao escolar, cujo carro fica parado, na maior parte do tempo, na porta do Hiper Bazar. E oficiará também a Secretaria Municipal de Segurança Pública, através da Guarda Municipal para que instale câmeras de monitoramento nas proximidades da escola.
A COMAC Escola Germano Valente hoje abriga aproximadamente 1.000 alunos, entre crianças e adolescentes. Trabalha com vários Projetos Sociais, dentre eles, com a Educação Infantil (Berçário, Creche e Pré-Escolar), que atende crianças de 06 meses a 05 anos e 11 meses de vida. É mantida com doações espontâneas da comunidade petropolitana e com o apoio da Prefeitura de Petrópolis. São 40 anos de existência fazendo obras sociais. Para os jovens em situação de risco social, ministra o Curso de Patrulheiros, que vai muito além do encaminhamento para o mercado de trabalho, na busca pelo primeiro emprego: neste curso, a COMAC forma cidadãos, capacita jovens para o mercado de trabalho e conhece de perto e realidade da família de cada aluno.