Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida", que acontece em todo o Brasil entre os dias 25 e 31 de março de 2012.
A Comac – Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis, através dos alunos do Curso de Patrulheiros e do Projeto Crer Ser, realizará um Ato Público de Mobilização contra o Desaparecimento de Crianças e Adolescentes, na próxima quinta-feira, dia 29 de março, a partir das 9 horas, no Calçadão do CENIP (Colégio D. Pedro II).
Durante a manifestação os alunos abordarão as pessoas informando sobre as diversas formas de prevenção para que as crianças, adolescentes e jovens não sejam vítimas de golpes tão comuns atualmente, como por exemplo, aqueles praticados pela internet. A manifestação prevê ainda a distribuição de cartazes que divulgam as 75 fotos de crianças, adolescentes e jovens desaparecidos. A distribuição se dará também no comércio, na rodoviária, nas escolas, nos juizados, nos conselhos municipais, hospitais e empresas privadas.
Essa ação faz parte da “Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida”, que acontece em todo o Brasil entre os dias 25 e 31 de março de 2012, que foi instituída pela Lei Federal 12.393/2011. Para Teresa Cosentino, presidente da FIA, é fundamental investir no atendimento e prevenção dos casos de violência doméstica e sexual com ações de promoção da família. Ela relata que o Programa SOS Crianças Desaparecidas registra que 78% dos casos envolvem fugas dos lares motivadas pela violência doméstica. O gerente do Programa, Luiz Henrique Oliveira, aposta na mobilização da sociedade para participar do processo de localização e prevenção ao desaparecimento: "O programa tem sido uma referência para todo o Brasil. Contamos com a colaboração da mídia e da população nesse momento de mobilização nacional”, declara.
Sobre a FIA
A Fundação para a Infância e Adolescência FIA-RJ, é um órgão da administração indireta do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).
Sua missão é a de colaborar na formulação de políticas públicas de garantia de direitos na área da infância e adolescência, bem como implementar e articular serviços e ações de proteção social, de natureza especial, no âmbito da média e alta complexidade, essencialmente voltados para crianças e adolescentes que se encontram com seus direitos violados e ou ameaçados.
Atualmente, a FIA atende a cerca de 16.000 crianças e adolescentes em seus programas e projetos, distribuídos por suas unidades próprias e 150 unidades conveniadas.