O SESC Rio promoveu em todo o estado a Semana do Jovem Aprendiz, no período compreendido entre 24 e 30 de abril, e a COMAC de Petrópolis foi uma das organizações da sociedade civil e entidade qualificadora registrada junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social a ser contemplada com a iniciativa, que objetivou fomentar a discussão entre a juventude sobre as demandas que eles próprios protagonizam. Na COMAC de Petrópolis, participaram cerca de 150 alunos dos programas Jovem Aprendiz e Curso de Patrulheiros, divididos em turmas de terça-feira (08/05) a segunda-feira (14/05).
Foram realizadas palestras e esquetes interativas no modelo de intervenções urbanas, com o tema “Jovens que transformam o mundo”. A equipe de artistas contratada pelo SESC Rio realizou intervenções teatrais com encenação do cotidiano e os jovens apontaram quais transformações gostariam de realizar. Já no painel “Como podemos transformar nosso bairro?”, foram utilizadas tarjetas, cartões e post-it coloridos, com temas subdivididos em esporte, lazer, segurança, saúde, cultura, projetos sociais e educação. Nesta atividade, os jovens tiveram a oportunidade de indicar, objetivamente, que ações podem transformar as suas realidades, nos bairros onde residem. O material produzido resultará numa publicação do SESC Rio.
“Foi muito importante para a COMAC de Petrópolis ser inserida nas atividades do SESC Rio na Semana do Jovem Aprendiz. Aqui trabalhamos muito o protagonismo juvenil e esta foi mais uma forma de expressão e participação do jovem”, disse Fernanda Ferreira, presidente da COMAC.
os jovens informarão seus bairros e responderão à pergunta, indicando ações que considerem relevantes para transformar suas realidades. O monitor atuará, problematizando as respostas apresentadas, a fim de auxiliar os jovens a indicarem objetivamente que ações podem transformar seus bairros, ex: curso de fotografia, oficina de dança, campeonato de futebol na campinho da rua xxxx... Esse material vai virar uma publicação.