COMAC
Lança
Projeto
Para
A
Terceira
Idade

COMAC lança projeto para a Melhor Idade

 

Será lançado na próxima quarta-feira (07/07), às 9 horas, na sede da COMAC – Comissão Municipal de Atuação Comunitária (Rua Visconde Souza Franco, 590)  o projeto “COMAC Amiga da Melhor Idade”. Tradicionalmente conhecida e respeitada pelos Projetos Sociais voltados às crianças e aos jovens, a COMAC lança um projeto voltado à Melhor Idade, que terá como primeira oficina o Curso Livre de Informática.

O objetivo principal do projeto é que a instituição seja um local onde os idosos exerçam diversas atividades que os possibilite ver e viver a vida de uma nova forma, com a consciência de que é hora de reservar um tempo para pensar em  si próprio, para viver de forma plena, ativa, saudável e independente.  Por se tratar de um projeto social, serão necessários voluntários para a realização de atividades como alongamento, artesanato, dança de salão, fisioterapia, aulas de canto, dentre outras. “Temos espaço de sobra na COMAC e é preciso ter atividades que possam favorecer a população de todas as faixas etárias. Este projeto voltado a Melhor Idade foi criado devido à vida sedentária que muitos idosos levam, limitando-se a sair de casa somente para consultas médicas. É preciso que os façamos entender que há uma vida gritando dentro de cada um deles e que eles são muito capazes. Neste primeiro momento, iniciaremos com a Informática, que temos como voluntária a Lili, mas o objetivo é que todos os dias da semana tenhamos idosos participando de diversas oficinas, para tanto, falta-nos voluntários, mas estamos dando um primeiro e precioso passo”, disse Fernanda Ferreira, Presidente da COMAC.

Nesta Oficina de Informática, os alunos serão capacitados para utilizar o computador nas suas principais funções, como ligar e desligar, editar textos, enviar e receber e-mails, utilizar recursos de mensagens instantâneas, dentre outros. O curso não tem por finalidade capacitar os idosos para o mercado de trabalho, mas sim minimizar o choque entre gerações, uma vez que muitos já são avós e até bisavós e os netos ou bisnetos utilizam linguagem que eles desconhecem, deixando-os, muitas vezes, excluídos das conversas familiares. A primeira turma será formada por 20 idosos, cujas inscrições foram realizadas através do programa da Rádio Imperial, “Oi Gente”, da radialista e coordenadora do Projeto Maturidade, Silvana Coelho. A oficina terá uma linguagem diferenciada, com ritmo de aprendizagem tranqüilo, conteúdo simples e adequado para esse público.

O projeto de inclusão digital de idosos proporciona outros benefícios, sendo uma importante terapia ocupacional, que motiva e melhora, inclusive, a saúde, a socialização e o torna mais independente para usar a Internet, fazer pesquisas, buscar receitas, ler jornais online. É uma forma de inserir a terceira idade na sociedade, levá-la a participar das novas tecnologias. A Oficina de Informática terá duração de três meses e utilizará uma apostila desenvolvida pela própria COMAC.

Segundo pesquisa do IBGE, o Brasil soma mais de 20 milhões de pessoas idosas e é preciso que possam viver mais e melhor. “O idoso tem uma coisa que a maioria de todos nós não temos: tempo. Então, é preciso que busquemos opções como atividades, lazer, conhecimento e diversão”, concluiu Fernanda Ferreira.

 

Fotos:

Parceiros

Logo COMAC

© 2025 COMAC. Todos os direitos reservados.