COMAC inicia Projeto Jovem Aprendiz
Em parceria com a empresa Werner Fábrica de Tecidos, a COMAC- Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis iniciou a primeira turma do projeto do Ministério do Trabalho e Emprego, intitulado de Jovem Aprendiz, estabelecido pela Lei nº.10.097/2000 e regulamentado pelo Decreto nº. 5.598/2005, que determinam que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratarem adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. Os jovens beneficiários são contratados por empresas como aprendizes de ofício, ao mesmo tempo em que são matriculados em cursos de aprendizagem, em instituições qualificadoras reconhecidas (Agentes de Integração), como a COMAC, que é uma Instituição Filantrópica, que tem por objetivos a assistência ao adolescente e a educação profissional, devidamente registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A COMAC é a única Instituição Filantrópica de Petrópolis habilitada junto ao Ministério do Trabalho para oferecer às empresas jovens para contratação de acordo com a legislação trabalhista vigente. “A COMAC tem um grande diferencial em relação aos demais Agentes de Integração: primeiro que é petropolitana, seus funcionários e equipe são todos de Petrópolis (o que gera mais empregos na cidade) e segundo porque mesmo não fazendo o Curso de Patrulheiros, os jovens serão qualificados tais como os patrulheiros, que são jovens com qualificações profissionais diferentes de todos os estagiários que são colocados no mercado de trabalho. A COMAC realiza um trabalho com toda a família e não somente com o aluno. Em pleno século XXI, ainda é possível entrar em uma sala de aula e todos os alunos ficarem de pé em sinal de respeito. Isso só acontece na COMAC”, disseram Fernando Silva e Elisabeth Conforte, Coordenador e Orientadora dos Projetos de Qualificação da COMAC. .
Há a obrigatoriedade do cumprimento de uma grade curricular, que foi previamente cadastrada e autorizada pelo Ministério do Trabalho, mas a COMAC irá além e trabalhará os valores, a importância da família na construção de um futuro profissional de sucesso, a necessidade de o jovem ser proativo, de respeitar a hierarquia empresarial, de valorizar o seu emprego. Desta forma, o jovem trabalha quatro dias na empresa, com carga horária de seis ou oito horas, e o quinto dia de trabalho, na sexta-feira, ele fica o mesmo período sendo capacitado na COMAC. Salientando que caso o jovem falte à capacitação, receberá falta na empresa e este dia de trabalho será descontado. As equipes de Coordenação dos Projetos de Qualificação e Pedagógica manterão contato constante com os Departamento Pessoal e de Recursos Humanos das empresas, acompanhando de perto o desenvolvimento e o desempenho do jovem aluno.
Além da exigibilidade legal da contratação de Jovens Aprendizes de acordo com o número de funcionários, o empresário cumpre uma importante parte da responsabilidade social por acreditar no potencial do jovem concedendo-lhe o primeiro emprego, ajudando-o a excluí-lo da vulnerabilidade social, deixando-o longe dos vícios. Destaca-se ainda a tributação que é muito inferior a de um funcionário comum. São incentivos do Governo Federal para incentivar o primeiro emprego. Há 41 anos, a COMAC capacita jovens para o mercado de trabalho, pautada sempre pela seriedade, credibilidade e confiança frutos de um trabalho em parceria com grande parte das empresas de Petrópolis.