Petrópolis, 05 de janeiro de 2010
COMAC inicia novas turmas do Curso de Patrulheiros e prospera em 2011
A COMAC – Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis inicia 2011 com novos importantes projetos sociais, mantendo a tradição dos projetos já existentes, como o Curso de Patrulheiros, atualizando a metodologia aplicada. Em 2010 a COMAC iniciou projetos sociais voltados para a Terceira Idade, tais como o COMAC Amiga da Melhor Idade, que objetiva a inclusão digital de idosos e a Ginástica, em uma parceria com o Governo do Estado, através do SUDERJ Rio 2016; com o objetivo de se tornar referência em projetos desenvolvidos para os deficientes, reestruturou o Crer Ser, que é um projeto único em Petrópolis de capacitação do jovem deficiente com paralisia cerebral leve a moderada para o mercado de trabalho, além de ser uma das Coordenadoras do Forum Municipal da Pessoa com Deficiência, que em 2011, com a grande conquista da reativação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; na área educacional, foi preciso uma mudança geral na Escola Germano Valente para que em 2011 possa oferecer uma educação de qualidade para os alunos, assegurando aos pais e responsáveis a certeza de contarem com uma escola que realmente faz a diferença. Assumiu a Direção Geral da escola a professora da Rede Municipal de Ensino, Sonia Damico, junto com as Diretoras Adjuntas Lucimere Lima e Angela Justen, que tem a missão de, junto com a COMAC, tornar a Germano Valente uma escola modelo não somente para o município, mas para o estado e para o Brasil. E o primeiro passo já foi dado: os alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental passarão a ter aula em tempo integral, com oficinas, aulas de reforço e diversas atividades educacionais e pedagógicas. O objetivo é que os alunos que estão entrando para o Ensino Fundamental em 2011 tenham um ensino diferenciado. Sendo uma escola conveniada a Prefeitura, tendo como mantenedora a COMAC é possível ir além do cronograma pedagógico apresentado pela Secretaria de Educação, sendo este o básico a ser seguido.
O Curso de Patrulheiros, um dos mais importantes projetos sociais da COMAC está todo reformulado, adaptado às mudanças do século XXI, mas mantendo a disciplina que lhe é peculiar. Com uma nova equipe educacional, inicia duas novas turmas, tirando da vulnerabilidade social 85 jovens, que fizeram prova teórica, foram classificados e comporão a 78ª Turma de Patrulheiros. “ É preciso acompanhar as exigências das empresas, temos que manter o diferencial. Neste ultimo semestre de 2010 recebemos dos nossos parceiros, que empregam nossos Patrulheiros, algumas sugestões para que o curso se aprimorasse, e seguindo e seguindo estas orientações, somadas a capacidade profissional da nova equipe, reformulamos todo o curso. De acordo com a nova grade curricular, os jovens iniciarão estágios práticos na COMAC e na Escola Germano Valente a partir do segundo mês de curso, para que tenhamos tempo hábil de ensiná-los toda a rotina administrativa de uma empresa nos dias de hoje, onde o jovem deixou de ser apenas o “office-boy” ou aquela pessoa que atende o interfone ou o telefone. Queremos mais dos nossos jovens e sabemos que eles podem mais, assim, os estágios práticos serão acompanhados de perto pela equipe educacional e administrativa da COMAC”, disse Fernanda Ferreira, Presidente da COMAC.
Muitas mudanças foram e estão sendo necessárias para que o trabalho da COMAC seja reconhecido e respeitado por toda a sociedade petropolitana. A busca por novos parceiros é incessante e a elaboração de projetos de acordo com as exigências dos órgãos federais e conselhos municipais e estaduais é constante na instituição. “Posso dizer que em 2011 poderei de fato iniciar a administração de qualidade que quero para a COMAC, pois terei ao meu lado uma equipe de confiança, com experiência em trabalhos sociais e educacionais, além de uma diretoria transparente e parceira, conceituada pela sociedade petropolitana”, concluiu a Presidente. A parceria com o SENAI para a ministração de cursos profissionalizantes continua em 2011, devendo ressaltar também a parceria com a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda.