Petrópolis, 30 de junho de 2011.
COMAC e FIRJAN formam a primeira turma de Inclusão Digital da Terceira Idade
A COMAC – Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis e a FIRJAN, através da Escola SESI/SENAI, realizarão nesta sexta-feira (01 de julho), às 16 horas, na sede da Escola Germano Valente, a formatura das três turmas de Inclusão Digital do Projeto Aprenda a Clicar.
São cerca de setenta alunos, com idade acima de cinqüenta anos, que freqüentaram as aulas semanalmente na COMAC e foram capacitados para utilizar o computador nas suas principais funções, como ligar e desligar, editar textos, enviar e receber e-mails, utilizar recursos de mensagens instantâneas, dentre outros. O projeto não tem por finalidade capacitar os idosos para o mercado de trabalho, mas sim minimizar o choque entre gerações, uma vez que muitos já são avós e até bisavós e os netos ou bisnetos utilizam linguagem que eles desconhecem, deixando-os, muitas vezes, excluídos das conversas familiares.
O projeto de inclusão digital de idosos proporciona outros benefícios, sendo uma importante terapia ocupacional, que motiva e melhora, inclusive, a saúde, a socialização e o torna mais independente para usar a Internet, fazer pesquisas, buscar receitas, ler jornais online. É uma forma de inserir a terceira idade na sociedade, levá-la a participar das novas tecnologias.
Esta parceria com a FIRJAN/SESI/SENAI faz parte do Projeto COMAC Amiga da Melhor Idade, que tem por objetivo tornar a COMAC referência, sendo um local onde os idosos exerçam diversas atividades que os possibilitem ver e viver a vida de uma nova forma, com a consciência de que é hora de reservar um tempo para pensar em si próprio, para viver de forma plena, ativa, saudável e independente.