A COMAC – Comissão Municipal de Assistência Comunitária de Petrópolis e a Associação Petropolitana de Deficientes firmaram parceria para que as pessoas com deficiência possam treinar bocha adaptada. A modalidade esportiva consiste em lançar bolas adaptadas fabricadas com areia e revestimento de pelica que se adaptam a empunhadura dos portadores de paralisia cerebral. As bolas de bocha são construídas nas cores azul e vermelha, durante o jogo o atleta deverá ter como objetivo lançar seus bochas com intenção de que aproximem máximo possível da bola branca que será o ponto para aproximação das outras bolas. A bocha se pode jogar individualmente, em par ou por equipes. A grande diferença dos outros esportes é que em todas se permite provas mistas.
Petrópolis possui atletas que se destacam nacionalmente no esporte, como Marcelo Motta, mais conhecido como Marcelinho, que já foi campeão nacional. Felipinho, outro atleta, também é destaque.
Os treinos acontecerão todas as quartas-feiras, das 13 às 16 horas, na quadra da COMAC, localizada na Rua Dr. Sá Earp, 88 – Morin, ao lado do Consórcio Águas do Imperador. Para participar o atleta precisa ter o seu próprio kit de bocha e a sua cadeira. A participação é gratuita e conta com o apoio técnico de Marcelo Corrêa, o professor Marcelão.