COMAC
De
Petrópolis
Realiza
Oficina
De
Socioaprendizagem
Sobre
O
Combate
Ao
Abuso
E
à
Exploração
Sex
No Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado no dia 18 de maio, mas, desde 2014, no dia 18 cada mês, a COMAC – Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis realiza atividades voltadas à sensibilização dos usuários assistidos pela instituição. 
 
No mês de julho, o “Dia 18” foi celebrado através de uma Oficina de Socioaprendizagem com atividades desenvolvidas pela equipe pedagógica do programa Jovem Aprendiz. Os alunos, que, em sua maioria, participaram do Curso de Patrulheiros (projeto social de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo), já estão empregados em diversas empresas petropolitanas, parceiras da COMAC, que oportunizam o primeiro emprego aos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social: eles realizam atividades laborais na empresa quatro dias por semana e um dia, realizam atividades socioeducacionais da COMAC, que é Entidade Qualificadora, homologada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, devidamente registrada junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.  Na tarde do dia 18, foi realizada uma roda de conversa, cuja metodologia abordada foi a forma como cada um pode identificar e ajudar uma criança ou adolescente que, supostamente, estejam sofrendo abuso ou exploração sexual. Na Oficina de Socioaprendizagem, os alunos retrataram, através de uma árvore, os males causados na vida - no presente e no futuro – das vítimas. 
 
“A proposta foi que cada um deles refletisse sobre o tema e expusesse, à luz do seu entendimento, os traumas que podem causar às crianças e aos adolescentes situações de abuso ou exploração sexual”, disse Maité Ragazzi, pedagoga e professora da COMAC. Para a também pedagoga e professora Alexsandra da Costa, a atividade foi importante, pois surgiram relatos de situações que despertaram nestes jovens um olhar diferenciado sobre um parente ou amigo, que, possivelmente, pode estar sofrendo em silêncio.
 
De acordo com as pesquisas realizadas pelos alunos da 90ª Turma do Curso de Patrulheiros, para a conclusão das atividades alusivas a Semana Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida, que é realizada em parceria com o Programa SOS Crianças Desaparecidas da Fundação para a Infância e Adolescência- FIA,  celebrada em março, um dos grandes problemas de desaparecimento de jovens refere-se às adolescentes (sexo feminino) e que a internet, os maus tratos e os conflitos familiares são hoje as maiores causas dos desaparecimentos, incluindo o abuso sexual sofrido em seus próprios lares. 
 
“O programa Jovem Aprendiz é muito mais do que um projeto para a inserção do jovem no mercado de trabalho. A sua finalidade de Socioaprendizagem, contida no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), exige que a Qualificadora, como a COMAC de Petrópolis, desenvolva diversas e importantes atividades. E é através das Oficinas, como a que realizamos neste dia 18, que caminhamos para o desenvolvimento pleno destes jovens, de forma que possam exercitar a sua cidadania, sobretudo naquilo que se referir a prevenção de violações dos direitos, explanou Adriano Cândido, assistente social e coordenador dos projetos de inclusão da COMAC de Petrópolis. 
 
Fotos:

Parceiros

Logo COMAC

© 2025 COMAC. Todos os direitos reservados.