Comac
Completa
42
Anos

  

Petrópolis, 23 de agosto de 2011.

COMAC completa 42 anos

 

A COMAC - Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis completou 42 anos no último dia 21 de agosto. Ao longo de toda a sua trajetória, já formou mais de sete mil jovens, através do Curso de Patrulheiros, sendo, a maior parte deles, inseridos no mercado de trabalho; foram mais de 10 mil alunos matriculados na Escola Germano Valente, que hoje é o maior pólo de Educação Infantil da rede pública de Petrópolis; É o único Agente de Integração genuinamente petropolitano habilitado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego para oferecer às empresas o projeto Jovem Aprendiz. E também é a única instituição de realiza projeto social e educativo voltado À capacitação profissional da pessoa com deficiência.

 

A COMAC mudou muito e a cada dia se aprimora para oferecer a população petropolitana serviços de qualidade, com a valorização dos funcionários e a humanização do atendimento aos alunos e seus responsáveis, todos atendidos pelos projetos sociais da instituição. Como se mantém através de doações, adotou uma política de transparência do emprego das verbas e nas prestações de contas, bem como investiu na reforma da Escola Germano Valente para atender a demanda da Educação Infantil, que hoje já precisa ser ampliada para atender às mães que trabalham na Rua Teresa e Adjacências. “Já tivemos o aceite do Secretário William Campos, agora precisamos sentar e conversar sobre as obras de ampliação. Temos espaço para atender a mais 300 crianças, só dependemos que a Prefeitura realize as obras”, disse Fernanda Ferreira, Presidente da COMAC.

 

De abril de 2010 até os dias atuais muitas mudanças foram precisas para que as crianças e os alunos fossem beneficiados, começando pela elaboração de um novo cronograma pedagógico desde a Educação Infantil, com professoras em sala de aula o dia inteiro, desde a Educação Infantil, substituição de toda a Equipe Diretiva da Escola Germano Valente, que hoje tem a frente, como Diretora Geral a professora Sônia Damico. “Para mim é um orgulho enorme dirigir esta escola, que tem tudo que uma particular tem, está muito bem localizada, é estruturada, possui um corpo docente comprometido com uma educação diferenciada e de qualidade. A nossa escola é uma das poucas acessíveis a pessoa com deficiência, além de ter Sala de Recursos, Biblioteca, Sala de Música, Salão Nobre, Quadra Poliesportiva, Consultório Odontológico, Enfermaria e Padaria”, disse Sônia Damico. O Curso de Patrulheiros também foi todo reestruturado para atender as necessidades dos empresários que buscam profissionais qualificados, a baixo custo, com o objetivo de lhes prestarem ensinamentos específicos em suas empresas e os contratarem no futuro. O Curso de Patrulheiros tem como Coordenadora a Psicóloga Gláucia Salomão, que encaminha os jovens para as empresas e acompanha a realização do estágio, sempre pautada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, resguardando, sempre, o jovem. Foi criada a Coordenadoria dos Projetos de Inclusão, que desenvolve os projetos voltados para a pessoa com deficiência, os idosos e a comunidade em geral, com cursos de informática, inglês e espanhol, através da parceria com a FIRJAN/SESI. Por esta Coordenadoria responde a Pedagoga, Amanda Moraes, que, dentre as suas funções, tem a responsabilidade de capacitar e encaminhar o jovem/adulto para o mercado de trabalho, através do Projeto Crer Ser.

 

Mas não foram só os projetos sociais que passaram por mudanças, a Gerência Administrativa e Financeiras foram substituídas por uma única gerência, a Gerência Geral, que abrange a organização administrativa e financeira da sede da COMAC e da Escola Germano Valente, que hoje conta com quase cem funcionários, além daqueles cedidos pela Prefeitura. A nova gerência está sob o comando de Alexandre Monteiro que está intensificando seu trabalho em trazer para a COMAC e também para Petrópolis projetos sociais que ofereçam aos petropolitanos oportunidades de qualificação profissional que os permitam o ingresso no mercado de trabalho. “Existem muitos recursos financeiros a disposição das instituições, o que faltam são projetos e esta é a minha grande missão, estruturar projetos para a captação de verbas”, explicou Alexandre Monteiro.

 

A forma singela de comemorar o aniversário de 42 anos da COMAC foi dar de presente para a instituição a união entre a sede e a Escola Germano Valente, que sempre se manteve distante uma da outra, como se fossem duas instituições distintas. Hoje, as equipes estão integradas, as tomadas de decisões são feitas pela Presidente da COMAC, em comum acordo com cada coordenadoria, inclusive aquelas que se referem à escola. E para marcar esta data tão especial e este importante presente, os alunos da Escola Germano Valente fizeram uma homenagem aos funcionários mais antigos que dedicam amor à escola através de cartazes com as fotos destes funcionários. E, pela primeira vez, os alunos da Escola Germano Valente, assim como os professores, estão realizando visitas ao prédio da COMAC, hoje sede administrativa da instituição. “ Eu ficava muito incomodada com esta situação, por isso que, desde que assumi, logo instalei uma sala minha na escola, atuando diariamente lá, mostrando que a COMAC tem uma presidente e que ela atua, que não é somente a direção da escola, como foi durante anos. E pessoalmente, é muito gratificante o contato com os alunos e com os pais. Hoje, somos um corpo só, uma só instituição”, concluiu Fernanda Ferreira.

 

 

O QUE É A COMAC

A visão de participação, cidadania e inclusão social são termos com os quais se depara cada vez mais nos meios de comunicação, através de palestras, seminários e até mesmo em conversas informais. Entretanto, estas palavras, definições e conceitos, necessitam de ações objetivas para que a sociedade as pratique em quaisquer circunstâncias. E foi pensando nisso que, há mais de 40 anos, este sonho virou realidade: fundou-se a COMAC – Comissão Municipal de Atuação Comunitária, hoje uma das mais importantes e respeitadas instituições filantrópicas de Petrópolis.


Foi idealizada por Dr. GERMANO VALENTE, advogado e empresário, por acreditar ser possível criar uma escola na qual os alunos estudassem em horário integral, para atender a população que não tinha recursos para manter seus filhos em Escola Creche. Mais tarde, não satisfeito, achou também necessário dar assistência a jovens adolescentes, que, naquela época, acontecia a partir de 12 anos de idade, implantando com sucesso o Curso de Patrulheiros. Hoje denominado Curso de Qualificação Profissional em Educação Básica de Auxiliar Administrativo, desenvolvido através de um programa do Desembargador Dr. Marinho da Costa Terra, que já havia criado e lançado este programa no interior do estado de São Paulo.  O curso vem crescendo e expandindo suas ações, recebendo um grande reconhecimento da sociedade petropolitana.

 

Escola Germano Valente

A COMAC de Petrópolis é uma instituição particular, que há mais de quarenta anos iniciou sua caminhada, trabalhando na formação de cidadãos em favor da Inclusão Social. Foi fundada pelo Dr. GERMANO VALENTE, advogado e empresário, que acreditou ser possível criar uma escola com horário integral, para atender a população que não tivesse recursos para manter seus filhos em Escola Creche. Mais tarde, não satisfeito, achou também necessário dar assistência a jovens adolescentes, que, naquela época, acontecia a partir de 12 anos de idade. Implantando com sucesso o curso de Patrulheirismo, hoje denominado Curso de Qualificação Profissional em Educação Básica de Auxiliar Administrativo. 

A escola, após o falecimento do fundador desta respeitada e tradicional instituição filantrópica, prestou uma importante homenagem ao seu fundador, Dr. Germano Valente, que atualmente leva o seu nome. A Escola Germano Valente é a filial da COMAC e está situada na Rua Dr. Sá Earp, 88, no bairro Morin, onde atende a quase mil crianças e jovens atuando desde a Educação Infantil (berçário, creche e pré-escolar) até o 9º ano do Ensino Fundamental, que contempla turmas de Ensino Especial para Alunos com dificuldade de aprendizagem (currículo municipal). Mantêm importantes programas sociais, atividades contra turno, além de possuir uma ampla padaria, na qual são confeccionados diversos produtos de confeitaria para consumos dos alunos. 


Há mais de 20 anos a COMAC é conveniada a Prefeitura de Petrópolis. E foi a partir desta parceria que a Escola Germano Valente ampliou o número de vagas na Educação Infantil, proporcionando, através do berçário em período integral, tranqüilidade e segurança para que as mães possam trabalhar, na certeza de que seus filhos estão sendo acompanhados por uma experiente equipe, recebendo merenda de qualidade e realizando diversas atividades, dentre elas aulas de judô.  Mantendo os princípios que norteiam a COMAC, a Escola Germano Valente, tem como prioridade o acolhimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.


Nesta nova década, a COMAC tem um grande desafio: transformar a Escola Germano Valente em uma unidade de ensino modelo em educação, em atividades pedagógicas, em projetos esportivos e sociais, além de destacar-se como uma instituição voltada ao atendimento de deficientes e as atividades ocupacionais para aos idosos.

Filial situada na Rua Dr. Sá Earp, 88, Morin, onde atende a cerca de mil crianças e jovens, atuando desde a Educação Infantil (berçário, creche e pré-escolar), Ensino Fundamental (completo) e Ensino especial para Alunos com Dificuldades de Aprendizagem (currículo municipal). Mantêm atividades manuais e programas sociais, além de assistência médica e odontológica.

Todos os projetos que estão em execução são mantidos através de doações da comunidade petropolitana, que conhece e confia no trabalho desenvolvido pela COMAC ao longo de mais de 40 anos. São doações financeiras, de equipamentos e de trabalho voluntário.  

A COMAC funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e está de portas abertas a todos que queiram comprovar a veracidade das informações acima prestadas e a todos que queiram conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela instituição. Participe dos projetos sociais da COMAC e seja também o responsável pela diminuição progressiva do número de pessoas que ainda se encontram em EXCLUSÃO SOCIAL.

 

História do Casarão

Casa do Barão Oliveira Castro

Uma luxuosa residência, testemunha das grandes arquiteturas que marcaram época da história de Petrópolis.


A antiga casa do Barão Oliveira Castro, situa-se na rua Visconde Souza Franco n.º 590,  no centro da cidade de Petrópolis (RJ), e hoje conhecida como “Casarão da COMAC”. Esta famosa residência, foi edificada em conformidade com os padrões da época, tendo três pavimentos com  mais de 1000 m2 de área construída. A beleza da casa é encantada pela arquitetura do séc. XIX, que é rica em detalhes e no seu interior é toda decorada com pinturas de um artista francês. Uma das bisnetas dos descendentes do barão, Srª Maria Lúcia Sanso, conta que o Casarão foi construído por volta do ano de 1892,  e vendida ao barão. “Ao longo da Rua Visconde de Souza Franco, os moradores eram todos praticamente amigos, que tinham por hábito passar o verão na Serra”, explicou Maria Lúcia. 

Com o surto da febre amarela no início do século, resolveu a família  residir em Petrópolis, já que a doença por motivo não sabido na época não se manifestava na cidade. “Todos trabalhavam no Rio, subiam e desciam de trem, que tinha um vagão reservado para os moradores da Rua Visconde de Souza Franco”, conta a bisneta.Descobriu-se depois que o mosquito não se reproduz em altitudes e por esse motivo Petrópolis era considerada a “Cidade-Saúde”, com um dos melhores climas, - 850m acima do nível do mar – e por isso muitos buscavam o verde da Serra da Estrela para curar diversas enfermidades.

Com um extraordinário detalhamento arquitetônico o Casarão é um belo exemplo de construção centrada na harmonia, comum às residências nobres no final do século XIX e começo deste. O Casarão é contornado no primeiro pavimento por bela varanda produzida na Tchecoslováquia, e no exterior a empena é arrematada por lambrequins metálicos. O interior do Casarão é decorado com painéis poli-crômicos e inúmeras pinturas, com cenas de nítida inspiração no romantismo europeu. 


O Casarão tem 17 cômodos entre salões, salas, quartos, corredores, banheiros, sala de descanso e de jogos e área de serviços no térreo. Hoje precisa de reformas para se preservar a beleza da propriedade. Em 1904, o terreno ao lado do Casarão foi adquirido pela família do barão, para servir de jardim, onde crianças de várias gerações brincaram. O local hoje está transformado num grande pátio de 960 m2. (35,80 x 27m), área apropriada para servir de estacionamento de veículos. 


  

Parceiros

Logo COMAC

© 2025 COMAC. Todos os direitos reservados.