A Comac – Comissão Municipal de Atuação Comunitária, através da Escola Germano Valente realiza nesta semana diversas atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, que é festejado dia 18 de abril, em homenagem à Monteiro Lobato. “Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase de autoria de Lobato expressa o valor que ele dava à leitura, aos livros e sua forte influência no mundo literário.
Durante todo o ano de 2012 a Escola Germano Valente desenvolverá atividades literárias com Café com Leitura, Teatro, Dança e Contações de Histórias, como acontece durante toda esta semana, celebrando Ziraldo, o autor do bimestre, que terá seus textos lidos e interpretados pelos alunos desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.
Com o objetivo de expandir a prática à leitura em toda a unidade escolar, os professores da Educação Infantil contarão histórias para os alunos do Ensino Fundamental e vice-versa, envolvendo alunos desde a idade escolar inicial. Haverá apresentação de teatro com o tema do Menino Maluquinho para comemorar esta importante data.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira, nascido em Taubaté, em 18 de abril de 1882. Iniciou sua carreira escrevendo para jornais estudantis. Viveu grande parte de sua vida em fazendas e grandes obras de sua autoria, como o Jeca Tatu (um caipira preguiçoso), que fizeram referência à vida no sítio. Destacam-se o Sítio do Pica-pau Amarelo, com Emília – a boneca falante, D. Benta – a avó, Tia Anastácia – que preparava deliciosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho – netos de D. Benta, Visconde de Sabugosa – boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé – o contador de “causos”. Destacam-se ainda os personagens folclóricos, como o Saci- Pererê – neguinho de uma perna só, a Cuca – jacaré fêmea malvada, resgatando assim a imagem do homem da roça.
Monteiro Lobato morreu em 04 de julho de 1948, aos 66 anos, e em 2002 foi criada a Lei Federal 10.402/2002, que institui o Dia Nacional do Livro Infantil, que tem o seu aniversário como data oficial de comemoração da literatura infanto-juvenil.