COMAC
ABRE
VAGAS
EM
PROJETO
SOCIAL
PARA
PROFISSIONALIZAÇÃO
DE
AUTISTAS

 A crise financeira, presente no dia-a-dia de cada brasileiro, também está presente na Comac – Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis. Com 47 anos de existência e desenvolvimento de programas, projetos e serviços sociais e educacionais, a instituição passa por uma das suas maiores crises financeiras, o que está resultando em falta de recursos para pagar fornecedores, impostos e décimo terceiro salário. O término do convênio com a FIA – Fundação para a Infância e Adolescência prejudicou os projetos sociais desenvolvidos pela instituição.

 

Mesmo assim, com o objetivo de reinventar e vencer a crise, a COMAC está ampliando o projeto Crer Ser, que é voltado a capacitação profissional das pessoas com deficiência para a inclusão no mercado de trabalho. O Crer Ser existe há seis anos e, em 2017, estará focado no atendimento aos autistas, com o objetivo de desenvolver suas habilidades e interesse e capacitá-los para o mercado de trabalho. No momento, 10 vagas estão sendo abertas.

 

No Brasil, a estimativa de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) é de 2 milhões de casos. Em 2012, com a sanção da Lei Federal 12.762, que garante, entre outros, o acesso do autista ao mercado de trabalho, à educação e ao ensino profissionalizante, ampliaram-se as possibilidades de contratação pelas empresas.

 

O projeto Crer Ser é desenvolvido no contraturno escolar, o responsável legal do usuário precisa assinar um termo de autorização para a empregabilidade (onde abre mão do BPC, em caso de contratação). A COMAC vai buscar parcerias com outras instituições, que também desenvolvem importantes trabalhos com as pessoas com deficiência.

 

“Se focarmos na crise, é melhor que fechemos as portas. As instituições precisarão se unir para vencer os obstáculos e a COMAC está dando o ‘ponta pé’ inicial, disse Fausto Cabral de Mello, presidente da COMAC.

 

Os interessados devem procurar a instituição na Rua Dr. Sá Earp, 88 A – Morin (ao lado da Águas do Imperador), até o dia 20 de janeiro, das 9 às 16h. É importante que o aluno possua laudo médico indicando a deficiência.

Fotos:

Parceiros

Logo COMAC

© 2025 COMAC. Todos os direitos reservados.