Carta
De
Prioridades
Para
A
Primeira
Infância
é
Assinada
Por
Candidatos
A
Prefeito

 

Candidatos da Prefeito se reúnem para selar compromisso pela Primeira Infância
 
 
A Comac – Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis, sediou, na manhã desta quinta-feira, 23 de agosto, o encontro de candidatos à Prefeitura de Petrópolis. O encontro que reuniu os concorrentes debateu políticas públicas para crianças de zero a seis anos para que pudessem assinar a Carta de Prioridades para a Primeira Infância, é composta por cinco temas, com os quais os candidatos se comprometeram a cumprir, se eleitos, sendo eles: a implantação do Plano Municipal pela Primeira Infância;  a fomentação da elaboração, o aprimoramento e a integração de políticas municipais que formam a cidade que acolhe as crianças com ambientes urbanos seguros e inclusivos; assegurar o acesso a creche a todos que demandem deste serviço e universalizar a pré-escola, com atendimento em horário integral; oferecer merenda de qualidade e em quantidade suficientes para garantir a segurança alimentar e nutricional das crianças matriculadas na rede pública de ensino e reativar o Programa de Saúde da Escola, que era composto por Pediatra, Dentista, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Assistente Social e Enfermeiro.
Além da Mitra Diocesana de Petrópolis, que esteve representada pelo seu Administrador, Monsenhor Paulo Daher e da Universidade Católica de Petrópolis, que foi representada pela pedagoga Fabiana Eckardt, estiveram presentes os representantes das seguintes instituições: Associação de Professores Municipais, Casa da Criança Antônio de Pádua, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Creche Metodista do Alto Independência, Creche São Francisco de Assis, Creche São José do Itamarati, Escola Doméstica Amparo, Instituto Yolanda Duarte, Irmãs São José de Oblatas, Lar Nossa Senhora das Graças, Projeto C3, Projeto Sal para a Terra, Renovar Saúde da Criança, Sociedade Ademir Damaceno, Associação dos Deficientes Físicos de Petrópolis, Projeto Sorriso, APPO. Estiveram presentes também os representantes da Secretaria Municipal de Educação, através da Subsecretária de Educação Infantil Valéria Albuquerque e de representantes da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania.
O evento foi aberto pela presidente da Comac, Fernanda Ferreira, que clamou aos candidatos para que assinassem a Carta de Prioridades com a “caneta do coração, que é a tinta mais permanente e sincera que existe, que mandato nenhum apaga”. Esteve presente também a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Ávila, que destacou a importância da parceria do governo municipal junto ao CMDCA, que é um conselho deliberativo e atua no direcionamento das políticas públicas para que o poder público as implemente. Monsenhor Paulo Daher, Administrador da Diocese de Petrópolis, disse que é preciso que os governantes tenham compromissos com as crianças, porque esta é fase mais importante para formação do jovem; que é preciso olhar para as crianças do centro, dos bairros e da periferia.
A cada candidato foi concedido o tempo de dez minutos para que pudessem apresentar suas propostas para a Primeira Infância.
Nelson Sabrá – “O sistema público não atende a demanda de crianças da Educação Infantil. São 19 crianças e somente 7 mil matriculadas na rede pública municipal. Mães e pais com seus filhos fora da creche padecem com isso. Não vamos sossegar enquanto tiver uma criança fora da creche”.
Bernardo Rossi – “O que não falta na Educação são recursos. O que falta é gestão. Estamos vivendo uma realidade de falta de merenda nas escolas. Precisamos de uma merenda de qualidade. É muito importante a presença da fonoaudióloga e da psicóloga no ambiente escolar. Quero criar um projeto que atenda as escolas com oftalmologista, psicólogo, fonoaudiólogo. Será um ônibus de atendimento às unidades escolares atuando na prevenção”.
Alex Dias – “Nós temos que educar nossas crianças como educamos nossos filhos, para que cuidem dos nossos idosos. No meu Plano de Governo, a Educação é para ser em tempo integral. O aluno tem que estudar no bairro onde mora”.
Rubens Bomtempo – “É preciso que tenhamos políticas públicas intersetoriais para assegurar que os direitos de nossas crianças sejam cumpridos. Reafirmo meu compromisso com as instituições conveniadas que sabem como fazer e atuam com excelência junto às nossas crianças. Eu recebi o Prêmio Prefeito Amigo da Criança e com isso pude ter acesso a dados que não sabia que existiam em Petrópolis, que me aproximaram mais dos problemas das crianças”.
 

Parceiros

Logo COMAC

© 2025 COMAC. Todos os direitos reservados.