A COMAC de Petrópolis realizou, na manhã de quinta-feira (29/03) a aula inaugural e atividades de acolhida às alunas que formam a quarta turma do projeto COMAC COSTURANDO COM AMOR – BY FÁTIMA BASTOS. Totalizando 46 mulheres, o curso de costura, que tem duração de 07 meses, inicia na segunda-feira, com atividades teóricas, através das quais as alunas conhecerão a história e o ABC da moda.
Vítimas de violência doméstica e familiar, mulheres que já viveram em cativeiros, outras que perderam filhos, outras que se recuperam de doença. Estes são os perfis da maior parte das alunas que compõem esta nova turma e iniciam o curso com uma força de vontade enorme em ir além dos pedais da máquina de costura, da mesa de corte ou dos milímetros da fita métrica: elas buscam autonomia, autoestima, autoconhecimento e viver. O projeto tem parceria com o Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRAM, do Gabinete da Cidadania, da Prefeitura de Petrópolis, que atende e acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
A novidade para esta turma é a inclusão do Espaço Cidadão, um projeto do Instituto da Criança, que é uma importante ferramenta de promoção da cidadania pela garantia de direitos. São encontros, além das aulas práticas de costura, que acontecerão mensalmente, e abordarão os temas Cidadania, Eu e a Comunidade, Empreendedorismo, Família e Convivência, Economia Doméstica, Meio Ambiente, Saúde e Bem-Estar e Planejamento Familiar e Sexualidade. Há 14 anos, o Espaço Cidadão já atendeu cerca de 15.000 adultos em situação de vulnerabilidade social, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além de certificados, os alunos receberam livros, como forma de incentivo à cultura e à leitura.
No primeiro encontro, além de se apresentarem umas às outras, as novas alunas participaram de uma dinâmica através da qual identificaram seus pontos positivos, sendo que, para grande parte das mulheres, foi preciso a intervenção da equipe técnica da COMAC, pois a baixa autoestima estava tão presente que as alunas tiveram dificuldades de destacar o que têm de positivo. Após a aula foi servido um lanche às alunas.
Sobre o Instituto da Criança
O Instituto da Criança (IC) é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – que, por meio da articulação em rede, se constitui, desde 1994, como uma plataforma que articula diversos atores. Nela, pessoas físicas e jurídicas encontram resposta para investir recursos financeiros, humanos, materiais e conhecimentos técnicos a fim de promover o desenvolvimento social. Para tanto, o eixo ideológico da organização é a solidariedade, tendo como principal foco os empreendedores sociais. Anualmente, apoia iniciativas sociais no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de realizar projetos educacionais e de desenvolvimento comunitário.