Os alunos do Programa Jovem Aprendiz realizaram visita ao Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e ao Palácio Rio Negro durante toda a sexta-feira (17/08), para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.
A visita foi agendada com a Diretoria do órgão que está colaborando com a instituição, a fim de oferecer suporte técnico necessário para a restauração do imóvel onde está sediada a COMAC de Petrópolis. Apesar de se tratar de um prédio antigo, a estrutura está perfeita, necessitando de obras estéticas que devolvam ao imóvel a beleza de sua construção, quando fora de propriedade do Barão de Oliveira Castro. O imóvel possui três andares, divididos em amplas salas e imponentes salões que hoje abrigam os projetos sociais da COMAC, cuja manutenção é feita exclusivamente com doações dos petropolitanos.
Os alunos foram recebidos pela Diretora do IPHAN Petrópolis, Dr.a Erika Machado e pelo Chefe Substituto Dr. Maximino, que visitaram o Palácio Rio Negro e tiveram uma aula expositiva de Educação Patrimonial. Os alunos fizeram diversas perguntas sobre tombamentos, ruas e imóveis tombados e tudo a cerca do IPHAN,o que resultará num trabalho educacional e pedagógico sobre o instituto.
O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado dia 17 de agosto, foi instituído quando das comemorações do Centenário de nascimento do criador do IPHAN, o advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, em 1998, que foi Diretor da instituição por mais de 30 anos.
“Muitas pessoas dizem que o Brasil é um país sem memórias, o que tem até certo sentido. Mas quando deparamo-nos com a nossa Cidade Imperial, linda por suas construções e preservações contatamos que a memória está bem viva. A COMAC, por estar sediada em um prédio tombado e por contar com o irrestrito apoio do IPHAN / Petrópolis para a sua restauração, buscou uma singela forma de prestar uma homenagem pela passagem do seu dia, além de proporcionar aos alunos do Programa Jovem Aprendiz um cultural passeio pela Avenida Koeller, com o objetivo de conhecerem um pouco mais sobre a importância deste órgão”, disse Fernanda Ferreira, Presidente da COMAC.