Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Escola Germano Valente

A COMAC de Petrópolis é uma instituição particular, que há mais de quarenta anos iniciou sua caminhada, trabalhando na formação de cidadãos em favor da Inclusão Social. Foi fundada pelo Dr. GERMANO VALENTE, advogado e empresário, que acreditou ser possível criar uma escola com horário integral, para atender a população que não tivesse recursos para manter seus filhos em Escola Creche. Mais tarde, não satisfeito, achou também necessário dar assistência a jovens adolescentes, que, naquela época, acontecia a partir de 12 anos de idade. Implantando com sucesso o curso de Patrulheirismo, hoje denominado Curso de Qualificação Profissional em Educação Básica de Auxiliar Administrativo.

A escola, após o falecimento do fundador desta respeitada e tradicional instituição filantrópica, prestou uma importante homenagem ao seu fundador, Dr. Germano Valente, que atualmente leva o seu nome. A Escola Germano Valente é a filial da COMAC e está situada na Rua Dr. Sá Earp, 88, no bairro Morin, onde atende a quase mil crianças e jovens atuando desde a Educação Infantil (berçário, creche e pré-escolar) até o 9º ano do Ensino Fundamental, que contempla turmas de Ensino Especial para Alunos com dificuldade de aprendizagem (currículo municipal). Mantêm importantes programas sociais, atividades contra turno, além de possuir uma ampla padaria, na qual são confeccionados diversos produtos de confeitaria para consumos dos alunos.

Há mais de 20 anos a COMAC é conveniada a Prefeitura de Petrópolis. E foi a partir desta parceria que a Escola Germano Valente ampliou o número de vagas na Educação Infantil, proporcionando, através do berçário em período integral, tranqüilidade e segurança para que as mães possam trabalhar, na certeza de que seus filhos estão sendo acompanhados por uma experiente equipe, recebendo merenda de qualidade e realizando diversas atividades, dentre elas aulas de judô.  Mantendo os princípios que norteiam a COMAC, a Escola Germano Valente, tem como prioridade o acolhimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Nesta nova década, a COMAC tem um grande desafio: transformar a Escola Germano Valente em uma unidade de ensino modelo em educação, em atividades pedagógicas, em projetos esportivos e sociais, além de destacar-se como uma instituição voltada ao atendimento de deficientes e as atividades ocupacionais para aos idosos.

Filial situada na Rua Dr. Sá Earp, 88, Morin, onde atende a cerca de mil crianças e jovens, atuando desde a Educação Infantil (berçário, creche e pré-escolar), Ensino Fundamental (completo) e Ensino especial para Alunos com Dificuldades de Aprendizagem (currículo municipal). Mantêm atividades manuais e programas sociais, além de assistência médica e odontológica.

Todos os projetos que estão em execução são mantidos através de doações da comunidade petropolitana, que conhece e confia no trabalho desenvolvido pela COMAC ao longo de mais de 40 anos. São doações financeiras, de equipamentos e de trabalho voluntário. 

A COMAC funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e está de portas abertas a todos que queiram comprovar a veracidade das informações acima prestadas e a todos que queiram conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela instituição. Participe dos projetos sociais da COMAC e seja também o responsável pela diminuição progressiva do número de pessoas que ainda se encontram em EXCLUSÃO SOCIAL.